sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Evangelho: compartilhar a Vida

Eu fico incomodado com a compreensão de certos/as fiéis sobre o Evangelho. Independente de suas limitações – advindas dos contextos precários em que se inserem ou decorrentes de fragilidades particulares – tal apreensão das Boas Novas me aborrece. Estes/as “porta-vozes” pensam unicamente em Evangelho à semelhança do anúncio que se faz diante da chegada de uma Escola de Samba: eis a Boa Notícia aí gente!

Apesar dos determinismos marxistas, eu me valho de algumas concepções da dupla de estudiosos Bakhtin & Maingueneau para afirmar que o Evangelho como discurso é mais do que falatório, é mais do que silêncio ruidoso, é mais do que gesto, é mais do que conteúdo, é mais do que forma, é mais do que informações intra (linguagem, forma, tipologia discursiva) e extraverbais (a realidade material em que todos os segmentos sociais estão inseridos, a história, o contexto de um determinado grupo social, os/as interlocutores/as), é mais do que ideologia, é mais do que história, é mais do que cultura... é tudo isso e algo mais. Acrescento que este enunciado real possui um elemento diferenciador em relação a outros, a saber, o transcendente que se concretiza no cotidiano dos/as atuais discípulos/as de Cristo. Evangelho é a dádiva da Vida que deixa mais viva a interação entre o/a autor/a (enunciador/a), o/a leitor/a (interlocutor/a) e o/a herói (o que ou quem da fala). Conseqüentemente, é possível asseverar que o Evangelho é “dialógico”, “dialético” e “teológico”.

Em suma, o Evangelho ilumina e transforma as percepções e ações humanas. Estas ocorrências levam os/as cristãos/ãs a compartilharem a Boa Notícia com palavras, ações, silêncios e sentimentos em todas as suas interações. Desta maneira o fôlego de Vida re-anima a humanidade caída e enche de vitalidade a nossa vida-vidinha-vidona.

Graça, paz e bem!

terça-feira, 27 de novembro de 2007

70 Brasil

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) divulgou hoje seu relatório 2007 e, dentre 176 países classificados, o Brasil é apontado como o 70º país com melhor qualidade de vida. Em se tratando da ONU é sempre válido observar as considerações tecidas por esta “instituição” com cautela e desconfiança redobrada. Todavia, é possível considerar este apontamento como um alerta. Suspeito que as políticas de desenvolvimento humano em nosso país, no mínimo, são desprovidas de competência. Mas a fim de não errar muito... eu deixo esta minha assertiva atrelada à suposição.

E depois alguém nos pergunta: Por que será que a Teologia da Prosperidade encontra um solo fértil em nossa Pátria Amada Brasil?

“Vamo chutá bola qui nóis ganha mais!”

Quem tem ouvidos... ouça.

Graça, paz e bem!

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Adhemar de Campos: 30 anos de Ministério

Um discípulo de Jesus Cristo muito conhecido no meio da Música Popular Cristã recebeu, no dia 30 de maio de 2007, mais uma bênção. Na referida data ocorreu um encontro musical a fim de agradecer a Deus por 30 anos de Ministério. O aniversariante foi o irmão Pr. Adhemar de Campos - cujos cabelos ainda estão pretos. As canções entoadas receberam um toque especial em decorrência da oportuna participação da Orquestra Filarmônica de São Caetano do Sul. Adequado, também, foi o espaço utilizado para a gravação do DVD festivo, a saber, o “Theatro São Pedro” localizado na cidade de São Paulo.

O meu primeiro contato com este querido irmão se realizou em 1986. Deste período em diante eu acompanho o Ministério dele. Eu posso dizer que o Pai Celeste, através deste homem, me ensinou muitas coisas a respeito de Deus e da minha própria vida. Valeu à pena todo este tempo. Qualquer expressão de gratidão da minha parte ao Senhor se mostra demasiadamente limitada. Não obstante a participação de certos/as artistas da música gospel, eu fiquei muito feliz com a contribuição de alguns/algumas cristãos/ãs (especialmente Nelson Bomilcar, Rachel Novaes e Ronaldo Bezerra) que cantaram em parceria com o Adhemar, bem como com a simplicidade deste servo que há 30 anos adora e louva à Trindade Santa através da música.

Se você gosta de boa música cristã deixo contigo uma sugestão: assista o DVD Comunhão e Adoração 6.

Graça, paz e bem!