sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Doutor aos 33 anos, 10 meses e 1 dia

Eu agradeço a todos/as que oraram, apoiaram e me incentivaram a continuar os meus estudos. Hoje, 11 de setembro de 2009, eu cumpri mais uma etapa acadêmica. Estou em festa por ter defendido a minha tese e obtido a aprovação. Quatro anos se passaram muito rápido e tudo foi facilitado pelo meu orientador, o Prof. Dr. Paulo Barrera. A partir de então eu sou “dotô” em Ciências da Religião pela UMESP.

O título da minha tese é “Religião, corpo e emoção: educação dos sentidos e habitus de classe na igreja Comunidade da Graça no ABC paulista”. A área de concentração é Ciências Sociais e Religião. A banca examinadora foi composta pelo Prof. Dr. Paulo Barrera (UMESP - SP), pela Prof. Dra. Wania Mesquita (UENF – RJ), pelo Prof. Dr. Edin Abumansur (PUC – SP), pela Profa. Dra. Magali Cunha (UMESP – SP) e pelo Prof. Dr. Geoval Jacinto (UMESP – SP).

A defesa causou em mim um misto de prazer, tensão e cansaço. Aliás, iniciou-se às 14h00 e terminou às 18h09. Em suma, foi demorado. Agora, embora não justifique as atitudes errôneas, eu entendo as razões que levam algumas pessoas a se tornarem arrogantes e prepotentes em relação a outras depois que alcançam o título de doutor. É preciso abdicar de algumas coisas para se chegar a este objetivo, por exemplo, menos tempo com as pessoas que você ama e algumas horas a menos de sono. Infelizmente, muitos não conseguem valorizar os seus êxitos acadêmicos sem perder a humildade.

Antes de terminar deixo os meus especiais agradecimentos...

À Deus, pela vida, força e inspiração;
À minha esposa, Suely Xavier, pela garra descomunal;
À minha família, pelo apoio providencial;
Aos/Às amigos/as, Marcio Divino e Elaine, João Marcos e Celena, pela amizade e ajuda;
À Igreja Metodista em Vila Nivi, pela compreensão e deferência;
Aos pastores e membros da Comunidade da Graça em São Bernardo do Campo, pela prestatividade;
Ao Prof. Dr. Paulo Barrera, pela confiança, assistência, incentivo, paciência, companheirismo, pelo vasto conhecimento compartilhado e pelas sugestões profícuas;
Ao grupo de pesquisa “Religião e Periferia na América Latina”, pelas contribuições acadêmicas.
À direção do Curso de Pós-graduação em Ciências da Religião, professores/as e funcionários/as da UMESP, pela competência;
Ao IEPG e à CAPES, pela concessão da bolsa de estudos durante um breve período, mas importante.

Para finalizar faço uso das seguintes palavras do pastor e sociólogo Prof. Dr. Antonio Gouvêa Mendonça (1922-2007):

“O tempo, caminhando no sentido inverso do que costumamos pensar, vai nos oferecendo opções que, escolhidas muitas vezes ao acaso, constroem o tecido de nossa existência”.

Graça, paz e bem!