terça-feira, 16 de novembro de 2010

Perdas e ganhos

Compartilho com você uma breve mensagem pregada em decorrência do falecimento de uma pessoa muito querida para a nossa comunidade cristã. Espero que ela possa trazer-lhe inspiração. O título da reflexão é “Perdas e ganhos” e o texto bíblico “Marcos 8,34-35:

Jesus Cristo certa feita faz um convite decisivo para que os integrantes do povo sigam-no e se tornem discípulos seus. No chamamento Jesus pede aos/às homens/mulheres que neguem a si mesmos, tomem a sua cruz e sigam-no. Negar a si mesmo significa perder a sua vida para os seus interesses pessoais e egoístas. Tomar a cruz requer da pessoa uma entrega a Deus em reconhecimento que não existe nada melhor na vida do que estar junto ao Pai Celeste. E seguir a Cristo é ser moldado/a por Ele, te-lo como único e suficiente Senhor e Salvador obtendo uma vida terrena com mais qualidade e tendo garantida a vida eterna com Deus. Este é um dos maiores ganhos que se obtém segundo Jesus.

Dona Claudia é uma dessas mulheres que perdeu e ganhou. Com a vida que ela nos doou em muitas oportunidades, aquilo que determinadas pessoas diriam que era perda se tratava de um ganho sem tamanho para ela e para nós. Para alguns ela perdia tempo demasiado com oração. Por outro lado, para nós ela ganhava em comunhão com Deus e nós ganhávamos porque estávamos sempre no alvo de suas orações. Eu me lembro, durante este pequeno período de quase dois anos de convívio, que em diversas oportunidades ela me disse: eu tenho orado pelo senhor todos os dias. Eu oro pela igreja, pelos irmãos/ãs em Cristo, e pela minha família para que todos/as se entreguem a Jesus e firmem-se numa Igreja.

E por que ela orava? Porque ela tinha certeza que a oração podia mover o coração de Deus a cuidar, a curar, a proteger, a sensibilizar pessoas, a tocar em alguém que não conhecia a Cristo etc. Aquele tempo aparentemente perdido era muito precioso. Nós, por hora perdemos com a ausência da nossa irmã Claudia, porém o céu ganha com a chegada de uma ilustre discípula de Jesus Cristo. Ela sai deste convívio terreno e passa a fazer parte da história do povo de Deus como uma mulher simples e sincera que caminhava com Jesus Cristo e que orava em favor de muita gente. Nós perdemos um pouco com esta separação, mas ganhamos porque ela passou por nós e deixou-nos um testemunho de fé, de compromisso com Deus e da prática contínua da oração.

Ela foi fiel a Deus, andou com Cristo e herdou a vida eterna. O nosso coração fica um pouco mais alegre por esta verdade. Porém, para nós que mais sentimos esta separação, Deus envia o Seu Espírito para consolar, enxugar a nossa lágrima e atestar-nos que a vitória e o ganho acompanham todo/a aquele/a que perde a sua vida por causa de Jesus e do Evangelho. Amém.

Graça, paz e bem!