sábado, 28 de julho de 2012

Mudança de ares


Nos últimos tempos em nosso meio cristão evangélico tem aumentado as discussões (batalhas? boicotes? exclusões?) em torno da verdadeira teologia, da melhor linha de pensamento religioso, dos modelos eclesiais que dão certo (crescimento numérico e financeiro, por exemplo), dos escândalos de líderes. Somando-se a isso, recentemente iniciou-se o debate sobre o último senso sobre a religião no Brasil e muitos/as se encheram de orgulho com os resultados. Nós poderíamos dar uma parada com este falatório todo nos próximos seis meses para pensar e agir a partir da reflexão proposta subsequente (em janeiro de 2013 nós retomamos as nossas encrencas... digo, diálogos e práticas salutares). 

Uma vez que somos discípulos/as de Cristo e, consequentemente, cidadãos/ãs do céu, algumas questões nos são colocadas: Como está o nosso compromisso com o projeto de Jesus Cristo? Será que o nosso testemunho de vida edifica os/as nossos/as irmãos/ãs? Quais as características que as pessoas ao nosso redor percebem em nós? Quais as transformações sociais têm sido encabeçadas e promovidas pelo povo evangélico? O Brasil se tornou um país melhor pelo fato de 20% dos seus habitantes serem evangélicos? O bairro onde está situado o templo de nossa igreja foi beneficiado em decorrência de a comunidade cristã estar ali? A vida dos/as nossos/as vizinhos/as melhorou em razão de estarmos junto a eles/as? Saibamos que as respostas a estas questões podem mudar radicalmente nossas vidas, igrejas, bairros e sociedades se forem transformadas em atitudes.

A lembrança que deixamos aos/às outros/as depende do modo como nós nos relacionamos com o Senhor, com o Evangelho e com o nosso/a próximo/a. A Palavra de Deus nos incentiva a deixar nas outras pessoas as impressões verdadeiras e honestas de que somos servos/as fiéis. Assim, vamos marcar a história daqueles/as que se relacionam conosco com bons testemunhos, bem como com esforços por fazer aumentar a justiça, a paz, a solidariedade, a igualdade, a unidade, a honestidade, a misericórdia, a reconciliação e o perdão. Vamos transformar os ambientes que estamos. Nós temos com o quê contribuir. 

Podemos aproveitar este momento e pedir ao Senhor que nos ajude a sermos uma bênção na vida dos/as homens/mulheres que habitam neste país. É o nosso Deus quem nos capacita para o trabalho. Ele nos anuncia docilmente que se nós nos empenharmos, poderemos descansar, crer e contemplar muitos milagres que o Senhor realizará por meio de nós. Aproveitemos o tempo que se chama hoje para receber a capacitação, a alegria, o ânimo, a paz e a vitória em Cristo.  

Graça, paz e bem!