segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Evangelho, Mano Brown e Zona Norte


Era o ano 2000, zona norte, fundão. De um lado, estava a molecada da igreja que escutava Rap e vivia imersa na “cultura” Hip-Hop. E de outro, estava eu querendo dialogar com os adolescentes e jovens. Eis a minha sacada: conhecer um grupo de referência para aqueles “manos” e “minas”. Aí eu tomei contato pela primeira vez com o Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay, os “Racionais Mc’s”. Primeiro ouvi o CD “Sobrevivendo no Inferno” de 1997, posteriormente “Ao vivo – Racionais” de 2001 e o duplo “Nada como um dia após o outro dia” de 2002. Para quem ouvia “Iron Maiden”, “Metallica”, “Megadeth” e “Slayer” alguém poderia dizer que nada mais poderia chocar, mas a história foi outra. Os “Racionais” gritavam duras verdades que num primeiro momento me deixaram muito mal, fui a “nocaute”. Eu não imaginava que poderia ver e ouvir profetas tão contundentes. A minha orelha esquentou. Depois fui pegando gosto... Gostei... Passei a dialogar com os “manos” e as “minas” e até ganhei apelidos de alguns: “Mano Ed” e “Edantfil”. Eu deveria ter patenteado os nomes.  

Eu só escrevi este pequeno texto porque hoje cedo eu recebi o link de uma entrevista que o Mano Brown deu para o Pânico: https://www.youtube.com/watch?v=7o_SwZQzORE
 
Valeu “Trutas”! É "nóis ca's nossas tretas"!

Graça, paz e bem!

Nenhum comentário: