quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Mais vulneráveis, sem vergonha na cara ou as duas coisas?


Certa feita ouvindo uma palestra do Ariovaldo Ramos ele apresentou a todos(as) a hipótese de que o cristianismo evangélico no Brasil vivenciou um crescimento numérico muito grande e rápido, contudo foi pequena a oferta de uma formação profunda e sólida que contemplasse o estudo e o discipulado. Isso, na perspectiva dele, explicava o mau caráter de muitos(as) líderes e a superficialidade vivida por diversos membros das igrejas. As deturpações, explorações e desvios das lideranças seriam decorrentes de tal realidade. E a explicação para tanta falta de conhecimento bíblico-teológico, para tantos desequilíbrios espirituais e para tanto infantilismo de membros das comunidades cristãs seguiria a mesma linha de raciocínio. É fato que há carência de mais dados para se fazer ilações, no entanto aquilo que o Ariovaldo aponta faz muito sentido.

 

Por outro lado, não se pode esquecer que igrejas brasileiras tiveram o cuidado de oferecer uma  boa formação e um contínuo acompanhamento de líderes e membros. E nestas igrejas o que se percebe hoje é a gradativa abdicação do equilíbrio promovido pela reflexão, devoção e comunhão do povo. Os grupos e os líderes majoritários, com suas teologias esdrúxulas e suas práticas anti-Evangelho, tem cooptado mentes e corações de pastores(as) e integrantes das igrejas. Crescem as corrupções, as esquisitices e os interesses egoístas para o prejuízo de quem tenta se manter, com o auxílio do Espírito Santo, junto àquele que é o Caminho, a Verdade e a Vida. O Reino de Deus e a Igreja não perdem nada, porque estas coisas nada têm a ver com o Reino de Deus e a Igreja. Mas a sociedade brasileira, tão carente de referenciais, perde porque o Evangelho praticado e anunciado por gente comprometida é confundido com as canalhices “evangélicas” das grandes corporações “evangélicas” e seus governantes “evangélicos”.

 

Ao pensar nestas coisas eu tento entender a minha realidade e me acalmar diante de tantos devaneios. Fica mais fácil compreender porque tantas pessoas querem o poder nas igrejas, porque querem impor suas visões, porque com a boca proclamam alguns valores do Reino diante das plateias e nos bastidores jogam lama na cara de Cristo, desdenham do Povo de Deus e se metem nas mais podres politicagens. O falso evangelho, utilitarista, egoísta e explorador travestido em visões diabólicas mal fundamentadas em textos bíblicos, importadas dos grandes e visíveis “arraiais”, entram em nosso meio e corrompem aqueles(as) que são mais vulneráveis ou não tem vergonha na cara. Tais apontamentos poderiam ser problematizados com o aporte de um livreto interessante do sociólogo Richard Sennett, mas fica para outra oportunidade.

 

Hoje eu consigo entender porque os interessados pelo poder traem os seus colegas, enganam o povo de Deus e aqueles(as) que ainda estão engatinhando na fé. Hoje eu consigo entender porque estes lobos vorazes não têm Plano de Governo para o Bem de toda a Igreja. Hoje eu consigo entender porque esses canalhas não apresentam com clareza o que pensam sobre: Igreja, Espiritualidade, Reino de Deus, Poder Eclesiástico, Família, Meio Ambiente, Política, Economia etc. Hoje eu entendo que eles(as) fizeram tudo aquilo que Jesus Cristo não fez, ou seja: transformaram pedras em pães para se alimentar, adoraram o Diabo para ganhar os reinos deste mundo e se atiraram do pináculo do templo para que Deus obrigatoriamente mandasse anjos para lhes salvar. Triste.

 

Graça, paz e bem!

Nenhum comentário: