segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Antonio Gouvêa Mendonça: 1922-2007

O Brasil perdeu, no dia 20 de outubro de 2007, um dos sociólogos que trouxe importantes contribuições para a Sociologia da Religião, especialmente no que concerne aos estudos dos protestantismos em terras brasileiras. O professor Mendonça, além de suas funções acadêmicas, foi pastor da Igreja Presbiteriana Independente. Ele foi sepultado em Osasco-SP, no dia 21. O ofício fúnebre ocorreu no templo da Primeira Igreja Presbiteriana Independente de Osasco, onde foi pastor (Rua Reverendo João Euclides Pereira, 150).

Este fato me faz lembrar do sermão do meu amigo Luiz Carlos Ramos – publicado neste ano. Esta prédica é fundamentada no texto de Cantares 8,6. Ele afirma o seguinte:

“O texto do Cântico dos Cânticos – ‘O amor é forte como a morte’ (Ct 8,6) – nos apresenta as duas maiores forças da natureza: o amor e a morte – Eros e Thanatos. Só há uma força capaz de tentar matar o amor: a morte – que nos separa das pessoas que amamos. Entretanto, há uma única força capaz de sobreviver à morte: o amor – porque o fato de nos separarmos de quem amamos não nos impede de continuar a amá-lo. O amor sobrevive à morte porque continuamos amando a pessoa que morreu. E, no nosso amor, ela continua a viver. Nós o amamos, e por isso sabemos que ele viverá para sempre. Que Deus no ajude a honrarmos a sua memória. Amém.”

Que Deus conforte a todos os familiares do nosso professor, pastor e irmão. Eu aproveito a oportunidade para dedicar essas poucas palavras a três famílias enlutadas da igreja a qual pastoreio: a vocês queridos/as dedico o meu amor, carinho e orações. Que o Espírito Santo sopre suas vidas a alegria de ter pessoas amadas por perto, mas principalmente guardadas debaixo de sete chaves... dentro do coração.

Graça, paz e bem!
***
Biografia e Currículo do Prof. Dr. Antonio Gouvêa Mendonça: http://www.antoniomendonca.pro.br/